28 setembro 2016

O penedo

O penedo nome pelo qual os habitantes desta localidade a conhecem é uma enorme pedra que se encontra a meio de uma escarpa com algumas centenas de metros até ao mar, por baixo do farol de São Jorge. Esta pedra de tamanho considerável está ali colocada, encaixada, fixa, enfim seja como for ninguém sabe como, o que importa é que desde sempre ela está ali e nunca caiu, nem com  ventos, tempestades nem mesmo com sismos. Lembro-me em criança do meu avô contar que antigamente muitos homens do sitio do Farrobo com medo que esta caísse quando eles andavam na apanha das lapas, decidiram que era melhor mandar a pedra ao mar e então lá foram tentar derrubar a pedra, claro sem sucesso. Retiraram todas as pedras que estão colocadas por baixo desta e nem assim conseguiram, o mais estranho é que no dia seguinte quando lá voltaram essas pequenas pedras estavam novamente colocadas no lugar delas, (mistério).
Diz a lenda que no dia em que São Sebastião se desencantar numa manhã de nevoeiro serrado, as águas do mar subirão ao nível desta pedra e ali será um bom ponto de pesca, ...vamos lá saber lendas são lendas. No inicio da década de '90 um filho da terra á muito emigrado na Venezuela, por algum motivo pessoal prometeu a Nossa Senhora de Fátima que se tivesse o seu pedido concedido colocaria uma imagem da mesma junto ao penedo, e assim aconteceu no inico da década de '90 lá construiu o oratório e colocou a imagem de Nossa Senhora de Fátima a qual se encontra lá até á actualidade. Devido á pedra ser conhecida por penedo os locais começaram desde logo a dizer Nossa Senhora do Penedo, actualmente não tenho conhecimento que façam peregrinações ao local mas lembro que nos '90  anos todos os dias as pessoas do Farrobo iam em peregrinação ao penedo rezar o terço, eu próprio tive de ir caso contrário a minha mãe chegava-me a roupa ao pêlo. Loll  
Quem estiver interessado em ver de perto esta enorme pedra caso não sofra de vertigens desce pela vereda junto ao farol,  para quem tem vertigens o melhor é dirigir-se ao miradouro da Vigia e aí sim pode ver o penedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário