30 setembro 2016

Descobrindo a Madeira


Caminhada numa tarde de verão por caminhos, que para ser sincero eu desconhecia,  com uma vista linda sobre a costa norte da ilha, desde o miradouro da Vigia até ao Porto Moniz. Ao fundo temos o sitio da  Rocha de baixo (calhau de São Jorge) que fica para o lado da Freguesia do  Arco de São Jorge. É caso para dizer, sítios incríveis que parecem cenários de filmes.

29 setembro 2016

Bifes de atum com molho de vilão


Receita bifes de atum com molho de vilão

4 bifes de atum
Sal qb
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 raminho salsa picada
1 colher sopa orégãos
1 copinho de vinho branco
Óleo para fritar

Deitar a cebola, alho, salsa oregãos e o louro na taça dos bifes,  juntar o copinho de vinho e cobrir com água e deixar a marinar durante uma hora.
Passada uma hora fritar os bifes, depois de fritos juntar a marinada na frigideira onde foram fritos os bifes e deixar esta ferver 2 a 3 minutos, de seguida deitar em cima dos bifes deixar uns 10 minutos para tomar bem gosto e está pronto.




28 setembro 2016

Cubo mágico

Usando o método de camadas, consegui fazer o cubo em 1 minuto e 2 segundos.

O penedo

O penedo nome pelo qual os habitantes desta localidade a conhecem é uma enorme pedra que se encontra a meio de uma escarpa com algumas centenas de metros até ao mar, por baixo do farol de São Jorge. Esta pedra de tamanho considerável está ali colocada, encaixada, fixa, enfim seja como for ninguém sabe como, o que importa é que desde sempre ela está ali e nunca caiu, nem com  ventos, tempestades nem mesmo com sismos. Lembro-me em criança do meu avô contar que antigamente muitos homens do sitio do Farrobo com medo que esta caísse quando eles andavam na apanha das lapas, decidiram que era melhor mandar a pedra ao mar e então lá foram tentar derrubar a pedra, claro sem sucesso. Retiraram todas as pedras que estão colocadas por baixo desta e nem assim conseguiram, o mais estranho é que no dia seguinte quando lá voltaram essas pequenas pedras estavam novamente colocadas no lugar delas, (mistério).
Diz a lenda que no dia em que São Sebastião se desencantar numa manhã de nevoeiro serrado, as águas do mar subirão ao nível desta pedra e ali será um bom ponto de pesca, ...vamos lá saber lendas são lendas. No inicio da década de '90 um filho da terra á muito emigrado na Venezuela, por algum motivo pessoal prometeu a Nossa Senhora de Fátima que se tivesse o seu pedido concedido colocaria uma imagem da mesma junto ao penedo, e assim aconteceu no inico da década de '90 lá construiu o oratório e colocou a imagem de Nossa Senhora de Fátima a qual se encontra lá até á actualidade. Devido á pedra ser conhecida por penedo os locais começaram desde logo a dizer Nossa Senhora do Penedo, actualmente não tenho conhecimento que façam peregrinações ao local mas lembro que nos '90  anos todos os dias as pessoas do Farrobo iam em peregrinação ao penedo rezar o terço, eu próprio tive de ir caso contrário a minha mãe chegava-me a roupa ao pêlo. Loll  
Quem estiver interessado em ver de perto esta enorme pedra caso não sofra de vertigens desce pela vereda junto ao farol,  para quem tem vertigens o melhor é dirigir-se ao miradouro da Vigia e aí sim pode ver o penedo.

Casa de Santana

Casa típica de Santana na Ilha da Madeira



27 setembro 2016

Pense em mim

Pense em mim, conheço este som desde muito miudo, mas só nos anos '90  fiquei mais adepto deste som quando ouvi a versão da Banda Muita Lôco na SIC. 

Bolo do caco

Receita do bolo do caco da Madeira

farinha de trigo
fermento de padeiro
sal 
açucar 
água




Como expliquei no video em que estou a fazer bolo do caco, a massa  e o processo de fazer pão de casa ou caseiro é o mesmo, apenas no caso do pão este não será espalmado e vai directo ao forno de pedra durante uma hora, quem não tiver forno de pedra também pode o fazer num forno a gás ou eléctrico o problema é que aí coze um ou dois no máximo ao mesmo tempo, enquanto no forno de pedra coze mais ao mesmo tempo, eu prefiro o pão cozido no  forno de pedra, como podem ver na foto fica com bom aspecto. ;)  

Podemos ainda fazer outro tipo de bolo com esta massa que são os bolos lêvedos, a forma de fazer este bolo lêvedo é a seguinte, quando espalmamos a massa para fazer o bolo do caco, em vez de ir á chapa cortamos a massa em triângulos aí com uns 7 cm de lado, quem quiser em rectângulos, quadrados, é igual. Depois será frito em óleo, como podem ver na foto ficam apetitosos, quanto ao bolo do caco que é muito famoso com a manteiga de alho, eu aconselho a passarem umas rodelas de chouriço na frigideira, ou então colocam as rodelas dentro da massa antes desta ir á chapa, é muito bom.

O meu mundo

Este é o meu mundo com as montanhas por trás e um enorme mar pela frente, onde o ar é mais puro e a vida é bela.



cais São Jorge

Vista sobre o cais de São Jorge do miradouro da Vigia.

Farol São Jorge

Farol de São Jorge localizado na Costa Norte da Ilha da Madeira

Saudade / Stars tattoo

Upgrade da saudade 5.1 




O significado de tatuagens de estrela é bem diversificado. Há quem pense no desenho como a alusão de pessoas já falecidas que se tornariam uma estrela em seu sentido mais mítico. Para alguns povos indígenas, estrelas são almas boas observando os seus entes queridos e rezando por nós. 

Para completar esta, tatuei a assinatura da minha mãe que faleceu a 18 de Junho de 2016.



É uma tatuagem que preza pela simbologia em si, não é uma questão de fica bem ou fica mal é feia ou bonita, nada disso, é apenas a assinatura da minha MÃE. Sou o que sou graças a ela.










Tatuador: Valter Jorge

ANATOMIC TATTOO & BARBERSHOP – FUNCHAL

Espetada da Madeira

Simplesmente a minha comida preferida, como podem ver no fim do video lol. enfim mas esta é a forma correcta de fazer a famosa espetada madeirense, muito simples de preparar e nos ingredientes também.